A leitura da Lei de Bases do Sistema Educativo levou-me necessariamente ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, enquanto referencial para a práxis educativa. De natureza abrangente e transversal, o documento encontra-se estruturado em Princípios, Visão, Valores e Áreas de Competências (conhecimentos, capacidades e atitudes).
Assim, toda a ação educativa deverá ser desenvolvida em consonância com o disposto no PA, o que implica uma alteração das práticas pedagógicas de uma escola que não acompanhou a evolução/transformação verificadas nos últimos anos. É, por isso, necessário repensar as dinâmicas, os tempos, os espaços, os recursos, os métodos, as estratégias...
No entanto, a escola não muda por decreto ou porque saiu mais um qualquer normativo ou referencial, nem tão pouco de um dia para o outro. A escola não muda de "fora para dentro" mas "de dentro para fora". As escolas e todos os seus atores terão de sentir essa necessidade de mudança, interiorizá-la, apropriar-se de tudo o que lhe é inerente, para dar então o passo seguinte.
Neste âmbito, a formação de professores tem um papel fundamental, pois "nada substitui um bom professor" como diz o professor António Nóvoa, no vídeo que partilho convosco:
Sílvia Serrano

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